TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA), ACESSIBILIDADE, COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA (CAA) E DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA)

 

Imagem 1

Imagem 1

Caras/os Discentes,

Sejam bem-vindas/os à disciplina Tecnologias Assistivas (TA), Acessibilidade, Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)! Nesse espaço de aprendizagem, trocas e partilhas, iremos nos deter às discussões sobre a acessibilidade, desenho universal para a aprendizagem e inclusão junto aos conceitos e recursos da Tecnologia Assistiva (TA) e suas diferentes categorias assistivas, como: softwares de acessibilidade, suas funções e usos; comunicação aumentativa e  alternativa, transitando por seus símbolos gráficos PCS, Bliss, ARASAAC e PIC; e, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços de acessibilidade.

Durante o percurso formativo, iremos trazer nossas salas de aula para as discussões, pensando nos processos inclusivos que acontecem em nossos microespaços de atuação, nas frestas e fendas de uma “Inclusão Menor”. Assim, para que nossa viagem seja possível e para que os nossos objetivos sejam alcançados, o estudo e a dedicação são fundamentais. A Disciplina está organizada em seis unidades de estudo, sendo que o conteúdo de cada uma delas será abordado semanalmente.

 

UNIDADE 1: A inclusão menor: re-inventando a escola

UNIDADE 2: Acessibilidade e Inclusão

UNIDADE 3: Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

UNIDADE 4: Tecnologias Assistivas (TA)

UNIDADE 5: Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

UNIDADE 6: Educação Especial na perspectiva inclusiva nos microespaços de atuação

 

Bons estudos!

 

Ma. Gislaine de Fátima Ferreira Leite             

Professora formadora